terça-feira, 22 de novembro de 2016

PROBABILIDADE

LISTA DE EXERCÍCIOS


1 - Num grupo de 100 pessoas, 70 têm sangue com RH positivo e 45 têm sangue tipo O. Escolhendo-se, ao acaso, uma pessoa desse grupo, qual é a probabilidade de o sangue dessa pessoa ser de tipo diferente de O?

2 - Uma caixa contém nove peças das quais apenas 3 são defeituosas. A probabilidade de serem escolhidas duas peças não defeituosas de uma só vez é

3 - Num baralho normal de 52 cartas há 13 cartas (ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, valete, dama, rei) de cada um dos 4 naipes (copas, ouro, paus e espadas). De um baralho normal de 52 cartas e mais 2 coringas é retirada uma carta ao acaso.

a) Qual a probabilidade de ser um valete de paus?
b) Qual a probabilidade de ser um coringa, em jogos que também consideram o 2 como coringa?

4 - Três pessoas A, B e C vão participar de um concurso num programa de televisão. O apresentador faz um sorteio entre A e B e, em seguida, faz um sorteio, para decidir quem iniciará o concurso. Se em cada sorteio as duas pessoas têm a mesma "chance" de ganhar, qual é a probabilidade de A, iniciar o concurso?


5 - Uma carta é retirada de um baralho comum, de 52 cartas, e, sem saber qual é a carta, é misturada com as cartas de um outro baralho idêntico ao primeiro. Retirando, em seguida, uma carta do segundo baralho, a probabilidade de se obter uma dama é:

6 - A probabilidade de um cavalo vencer três ou menos corridas é de 58%; a probabilidade de ele vencer três ou mais corridas é de 71%. Qual a probabilidade de o cavalo vencer exatamente 3 corridas?

7 - Numa sala existem seis casais. Entre essas doze pessoas, duas são selecionadas ao acaso, qual a probabilidade de selecionarmos dois homens?

8 - Em certa cidade, os táxis de uma frota são numerados de 1 a 200. Uma pessoa toma um táxi dessa frota ao acaso. Qual a probabilidade de o número do táxi ser maior que 122?

9 - Um dado é lançado duas vezes sucessivamente. Qual a probabilidade de o primeiro número obtido ser maior que o segundo?


10 - No lançamento simultâneo de duas moedas perfeitas e distinguíveis, qual é a probabilidade de que em uma ocorra “cara” e na outra “coroa”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário