quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROJETO: JOGOS E PROBABILIDADE

     
  Professora :  Idma Pereira
 
Esse projeto foi elaborado tendo como base o conteúdo programático do terceiro ano do ensino profissional, abordando o assunto Probabilidade, que consta na quarta unidade da programação.
 
Tema: Jogos e Probabilidade

 Objetivo: Desenvolver os conceitos básicos de probabilidade, utilizando como ferramenta: Jogos.


Tipos de Jogos: Dominó, Cartas, Trilha, Bingo, Roleta, Xadrez, Argolas , etc.

 
Competências: Saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir;

                          Enfrentar problemas de diferentes naturezas;

                          Participar socialmente, de forma prática e solidária;

                          Ser capaz de elaborar críticas ou propostas; e,

                          Especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado.

  
O trabalho consistirá em várias etapas:

 
1. Etapa: Planejamento-Distribuição das equipes de trabalho e definição de normas para o bom andamento das atividades, tais como datas e prazos a serem cumpridos, características dos jogos, atribuições individuais e coletivas.
 

2.Etapa: Preparação das atividades pelo professor e trabalho com as turmas, repassando os pré-requisitos necessários para a efetivação das atividades( através da TV- pendrive) opcional

 Inicialmente serão definidos quais são os participantes de cada um dos grupos, ficando o professor responsável apenas, por dividir os alunos de forma relativamente equânime entre eles, já que a escolha sobre a que grupo pertencer caberá a cada estudante.

Será feito o sorteio dos jogos entre as equipes.

 
As equipes deverão apresentar os jogos que foram sorteados de forma que, os ouvintes entendam seu mecanismo de utilização, ou seja, como ele é jogado. Deverão elaborar questões de probabilidade relativas ao jogo em questão e apresentar para a classe, de forma clara e precisa, para que não deixe dúvidas.

 Com a finalidade de motivar sua apresentação, as equipes poderão lançar questões para a classe, fazer dramatização, apresentar vídeos, cartazes, entre outros.
 
 Deverão trazer e apresentar curiosidades sobre o tema, dentro do seu jogo.

 
3 Etapa: Realização da avaliação  final do projeto: Apresentações  com tempo  de 10 minutos para cada equipe. As equipes não deverão ultrapassar o tempo sob pena de perder pontos.

 4.Etapa :Cobertura jornalística: Deverá ser escolhido um componente de cada equipe que formarão uma nova equipe que fará a cobertura jornalística .

Recursos: Jogos, vídeo, cartazes, quadro branco, pincel, folder, máquina fotográfica, TV pendrive, computador, internet, mídia impressa.
 
OBSERVAÇÃO: Durante todo o processo de construção do projeto haverá a realização de aulas expositivas sobre Probabilidade (professor).
 
Usar a criatividade nas apresentações é primordial para um bom trabalho.

 










Nenhum comentário:

Postar um comentário