quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GRAU E RADIANO




O Grau

Professora: Idma Pereira

Hariki, S., um arco de uma circunferência qualquer, que tem comprimento igual a 1/360 do   o   comprimento    da circunferência, mede 1 grau, cuja representação é 1o.

 A esse arco está associado um ângulo central e, portanto, o grau também é a medida  do ângulo central obtido ao considerar o arco na circunferência cujo comprimento é 1/360 da circunferência.

        Dessa maneira, uma circunferência completa tem 360o.

O grau é uma unidade de medida que tem como subunidades: o minuto e o segundo.

Chama-se minuto a 1/60 do grau e segundo a 1/60 do minuto.

Não confunda minuto (') e segundo (''), submúltiplos do grau, com minuto (min) e segundo (s) submúltiplos da hora!

Radiano

Apesar do grau ser uma unidade bastante popular na medida de ângulos, ele não está relacionado com as propriedades métricas do plano e também não é usado no cálculo. Portanto o objetivo agora é apresentar uma unidade que possua essas características.

Considere uma circunferência de centro O e um arco AB nessa circunferência.

Se o arco AB tem comprimento igual ao raio, dizemos que ele mede 1 radiano

Portanto, radiano é a medida de um arco cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que  contém o referido arco. Como ao arco está associado um ângulo central, também podemos dizer que radiano é a medida do ângulo central que determina na circunferência um arco cujo  comprimento é igual ao raio.

 Uma vez que uma circunferência qualquer tem comprimento C= (2π . r) o arco de uma volta tem medida igual a 2 π radianos.

 Assim, se a circunferência do arco considerado tem raio unitário, a medida do arco, em radianos, é numericamente igual ao comprimento do arco.

A transformação de graus em radianos é feita mediante a aplicação de uma regra de três: 180 graus corresponde a pi radianos, assim como 45 graus corresponde a x radianos... ou, na linguagem matemática: 180 / pi = 45 / x, que, multiplicado em cruz, resulta x = 45pi / 180 = pi / 4 radianos...

A transformação de radianos em graus é feita da mesma maneira: 180 graus corresponde a pi radianos, assim como x graus corresponde a 3pi/5 radianos... ou, na linguagem matemática: 180 / pi = x / (3pi/5) = 5x / 3pi, que, multiplicado em cruz, resulta x = 180(3pi) / (5pi) = 108 graus...

Sabe-se que 2π=360º e π/2=90º ; sendo π=180º


Fonte: http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/trigonometricas/circunferencia/links/grau_principal.htm
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário